Desporto e Assassinatos

Tal como todos sabemos, gostemos ou não de futebol, ontem essa modalidade acabou. Deixou de existir. Venceu o Nada.

Mas, perguntar-se-ão, este blogue não versa o Xadrez? É certo que sim e não foram gratuítas as palvras do parágrafo anterior. Sucede que o Xadrez também corre risco de vida! Querem assassiná-lo, tal como fizeram com o futebol!

No entanto, as mortes destas modalidades desportivas (consumada no futebol e tentada no Xadrez) têm consequências bastante diferentes. No caso do futebol, suponho que o cadáver se aguente aparentemente incorrupto durante mais alguns meses, ou mesmo anos. Muitos nem sequer desconfiarão de nada! E, provavelmente, pouca diferença fará. A máquina funciona já sem maquinista.

No caso do Xadrez, o problema é mais sério. E a tentativa de assassinato é ainda mais niilista, é ainda mais atroz! Trata-se da busca pelo mínimo denominador comum, da redução do que é grande e nobre a algo simplificado e banal.

O primeiro atentado, nos anos 90, visou os ritmos de jogo, algo bastante prigoso e de consequências imprevisíveis. Ainda está em curso! E com que argumentos! Para ser "televisonável" diziam alguns! Tontos! Nem que as partidas tivessem 12 segundos! Nunca o Xadrez será fruto apetecido pela indústria da televisão. Serviu apenas para retirar peso à partida de Xadrez, para a "aligeirar".

O segundo ataque veio dos programas de computador, também nos anos 90. Mas, com esses, teremos que aprender a viver, tristemente, assim são os desígnios do progresso.

Recentemente, surgiu o terceiro atentado, o mais letal de todos e que almeja a morte completa do Xadrez! Trata-se da "jogodogalização" do nobre jogo. Consiste na simplificação das regras para a sua melhor compreensão. Valha-me Caissa!

Em altura de muitas mortes, evitemos mais esta, quase anunciada, a do Xadrez.

(Que outros deuses se apiedem das gentes de compreensão lenta! Caissa não é conhecida por ser piedosa com eles.)

2 Comentários:

Às 6 de julho de 2004 às 11:57 , Blogger Cláudio disse...

Há muito que não me ria tanto! "Neste caso (do rei negro) não precisa de entalão!" É brilhante!

 
Às 14 de julho de 2004 às 17:42 , Anonymous Anónimo disse...

Luis costa... oportunista ou apenas maluco?
ninguém sabe, ninguém ouviu?
Portugal está em panico...
salvem-nos do tirano...
Corram e acudam...
Unam-se e salvem-me...
QUE ELE COME TUDO E NÃO DEIXA NADA

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial