Coisas de Alverca
Em primeiro lugar, quero registar aqui os meus parabéns ao Augusto Dias, ex-SFRA, pela sua veterana conquista. O espírito lutador deste homem merece todas as vitórias. Sinceríssimos parabéns, portanto, ao Augusto, que a todos deve servir de exemplo de preserverança e de ilimitada entrega ao Jogo.
Em segundo lugar, quero responder à provocação do António, ufano, e com razão, com a vitória por 4-0 com que os Peões brindaram a SFRA! Não te esqueças, António, que há duas semanas empatámos 2-2 com uma falta de comparência nossa. Com efeito, o único facto seguro e imutável nos encontros entre os clubes alverquenses é a derrota dos da SFRA no primeiro tabuleiro. Nos últimos 4 encontros, variando todos os outros resultados, o António resolveu sempre o assunto, com maior ou menor dificuldade, com este vosso amigo. Aguardo, no entanto, a quinta oportunidade (vejam o exemplo do Augusto). De todas as formas, desejo aos Peões a maior das sortes nas próximas eliminatórias da Taça.
No que respeita à representatividade da região, caro António, a coisa não é tão simples como possa parecer. No concelho de Vila Franca de Xira existem 2 clubes reais (SFRA e Peões) e 2 ou 3 ocasionais (JD Alhandrense, Atneu Vilafranquense e o Quintanilho). Os Peões de Alverca nasceram de uma cisão da SFRA nos anos 90, onde a geração mais adiantada (Tarira, Loureiro e Dias) constituiu o núcleo da facção separatista. O clube tinha realmente muita gente o que o tornava pesado mas, confesso, tenho muitas saudades desses tempos.
(continua)
2 Comentários:
Foi necessário seres provocado para depois de quase um ano depois voltares a publicar um artigo no blogge que tu próprio crias-te, e ainda bem que o fizeste pois este espaço estava a ficar moribundo.
São necessárias publicações mais ou menos regulares para o "Alverca-X" não morrer.
Quando publiquei o artigo tinha alguns objectivos, e um deles era ter uma reacção tua, a qual desde já te agradeço. No entanto o meu principal objectivo era reiniciar uma discussão que leve a organização de um torneio de lentas em Alverca, e se como tu afirmas esta cidade é assim tão activa no xadrez, Alverca merece este torneio.
Na minha opinião o torneio pode ser realizado nos seguintes moldes:
- 10 Jogadores, 50% de cada clube.
- 3 Com elo FIDE e 2 sem.
- Partidas jogadas durante a semana em horário pós-laboral.
- 2 Jogos por semana, por exemplo 3ª e 5ª.
- Pode-se antecipar jogos mas não adiar.
Ao faze-lo é primeiro passo para recrear a atmosfera, a qual tu fazes uma breve referência, que se vivia na SFRA de à 15/12 anos atrás, a qual eu também usufrui nos tempos das férias escolares.
Where did you find it? Interesting read » » »
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial