Pedagogia em Xadrez


Talvez por não saber jogar xadrez mas dele muito gostar, tenho-me dedicado à apreciação dos vários métodos pedagógicos de o ensinar, quer a jovens quer a adultos. E já vi muitos métodos!

Fiquei impressionado com um dos métodos do MFIDE António Vítor; ele utiliza como «cenoura» o sistema da auto classificação dos movimentos em determinadas posições, pelos próprios estudantes. Por outras palavras; o estudante terá de classificar numa escala de 1 a 5 todos os movimentos possíveis em dada posição e classificá-los. Finalmente escolherá o de mais alta classificação e só depois o executará…fantástico como objectivo!

Na verdade, seria o que todo o jogador deveria fazer nas partidas que joga mas, neste caso, e como não pode escrever, terá que o fazer mentalmente! Fantástico.

Para o aluno resta-lhe a possibilidade de poder confirmar no Fritz ou qualquer outro bom programa, se reflectiu bem, mal ou muito mal.

Gostei muito António Vítor.

2 Comentários:

Às 3 de dezembro de 2008 às 21:41 , Anonymous Anónimo disse...

Carissimo Walter!
Estou ja em Benguela...tentei diversas vezes ligar para ti mas...sem sucesso!
Gostaria de saber se me podes mandar algum manual pedagogico de ensino do xadrez as criancas...será da maior serventia para nós.
Agradecido
PAIS PINTO
p.s. COMO VÃO AS AULAS À RITINHA??

 
Às 31 de janeiro de 2009 às 20:06 , Blogger Anderson Morgado disse...

Amigos enxadristas do outro lado desta poça que é o atlântico;
Enquanto pedagogo e enxadrista sou bastante interessado nesta discussão. Humildemente sugiro uma obra brasileira chamada "Meu 1º livro de Xadrez".
Os autores são Wilson Silva e Augusto Tirado. Gostaria de conhecer os educadores que falam portugues, tanto europeus como africanos e para juntos trocarmos conhecimento e experiências para além de fortalecer o xadrez, fortalecer as relações de amizade e colaboração entre as nações lusófonas.
Aceitem meu forte abraço!
Anderson Morgado
http://xadrezlivre2.blogspot.com
VISITEM e COLABOREM

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial