Histórias do Walter Tarira - Parte1

Como forma de homenagear a memória do Walter Tarira, vou utilizar este espaço para contar os episódios que mais me marcaram na sua presença, convido os editores deste blogue a fazerem o mesmo.

Histórias do Walter Tarira -Parte 1

" Walter, o Estratega"



Depois de mais uma noite xadrezística no clube Peões de Alverca, o Walter oferece-se para dar-me boleia a casa. Quando estávamos quase a chegar, a nossa conversa é subitamente interrompida por uma sirene de polícia, seguida por um forte soco no vidro lateral do lado do condutor: "O senhor passou um vermelho ali atrás, e por que não parou logo quando ouviu a sirene? Os documentos, por favor!" disse o polícia.

Logo de seguida o carro foi rodeado por mais 3 oficiais, e de repente tínhamos entre nós 4 senhores com cara de muito poucos amigos entre nós.

A este momento, o que se devia passar (digo eu) na cabeça do Walter é que para além de ter supostamente passado um vermelho, não tinha a inspecção em dia, o selo era do ano passado, e o seguro estava caducado, no mínimo 3 ou 4 contra-ordenações muito graves. (eram pequenas distracções, pois eram coisas de alguns dias, quem é que não andou com carro sem inspecção ou sem seguro durante alguns dias?).
O que fazer aqui? "Childra"? Multas? Apreensão de Viatura? Eu no momento não tinha noção da gravidade da situação.

Para adicionar mais informação, os agentes eram GNR's, ou seja, membros do exercito, e o Walter tinha sido Oficial em Africa no tempo da guerra.

Depois de alguns segundos de conversa circunstancial, o Walter, perante a noção do que se estava a passar sai-se com a seguinte pergunta em tom afirmativo: "Quem é o Oficial mais graduado desta companhia?"

Este "forte lance" põe o Walter na posição de o agressor e remete a polícia para uma posição defensiva. A partir daqui é o Walter que passa a ter a iniciativa, que reforçava com a afirmação que tinha sido Oficial em Africa, e tinha combatido pelo país.

Mais tarde o Walter explicou-me que este tipo de discurso tinha subentendido a seguinte mensagem: "Vocês podem me multar, mas eu tendo sido Oficial, posso vos acusar de me terem faltado ao respeito durante a abordagem".

A história terminou pouco tempo depois com os polícias a pedirem desculpa e sugerirem que fosse tratar da renovação dos elementos em falta.

Eu na altura fiquei mesmo impressionado com esta história, onde entendi mais claramente que toda a estratégia que aprendemos com xadrez pode ser aplicada com a mesma eficácia a episódios da vida real.

10 Comentários:

Às 7 de julho de 2009 às 22:42 , Anonymous Anónimo disse...

Os meus parabéns ao António Vítor por recordar o Walter como ele deve ser recordado. Assim!
Todos nós temos episódios, mais ou menos picarescos, em que o Walter estava envolvido. É por esses momentos que será recordado e perdurará por muitos anos entre nós.
Os amigos não morrem! Antecipam-se!...
Dá aí um abraço, por nós, ao teu filho, pá!

Sílvia, Claúdia e Carlos (Sirgado)

 
Às 7 de julho de 2009 às 23:30 , Anonymous Anónimo disse...

Grande Walter!

Partiu mas deixou a todos a sua memória e ensinamentos!

Nunca será por certo, esquecido por quem se honrou de o ter conhecido!

Rui Agostinho

 
Às 8 de julho de 2009 às 01:40 , Blogger Joaquimsilva disse...

O Clube Desportivo do Arneiro deseja expressar, por este infausto acontecimento, as mais profundas e sentidas condolências aos familiares deste homem culto que nos acaba de deixar bem como a todos os xadrezistas dos Peões de Alverca.
Descansa em paz, amigo Walter.
Enquanto viver serás sempre por mim recordado.
Joaquim Silva

 
Às 8 de julho de 2009 às 02:14 , Blogger Rini Luyks disse...

Ainda estou em estado de choque. Vi a triste notícia no site da FPX só hoje às 19 h e uma hora mais tarde já estava com Amadeu, Rui e Altino no velório, surreal.

Boa ideia, António, uma homenagem em histórias. Também tenho algumas com o Walter, nomeadamente a nossa preparação para o torneio de Ílhavo 1992, uma experiência inesquecível que ainda vou lembrar num post no blogue "O gato do Alekhine". Nos últimos dez anos tive menos contacto com ele, por razões profissionais estive mais afastado do xadrez, mas curiosamente desde o ano passado o contacto voltou a ser mais intenso.
Os últimos dois anos de vida do Walter não foram fáceis, mesmo assim, quando enviei um mail de parabéns pelos seus 70 anos ele respondeu com um poema:

"A vida é o dia de hoje,
A vida é ai que mal soa,
A vida é sombra que foge,
A vida é nuvem que voa;
A vida é sonho tão leve
Que se desfaz como a neve
E como o esfumo se esvai;
A vida dura um momento,
Mais leve que o pensamento,
A vida leva-a o vento,
A vida é folha que cai!

A vida é flor na corrente,
A vida é sopro suave,
A vida é estrela cadente,
Voa mais leve que a ave;
Nuvem que o vento nos ares,
Onda que o vento nos mares,
Uma após outra lançou.
A vida - pena caída
Da asa de ave ferida -
De vale em vale impelida
A vida o vento a levou!

O Walter estará sempre connosco!

Marinus

 
Às 8 de julho de 2009 às 13:38 , Anonymous Anónimo disse...

Caros amigos dos PEÕES DE ALVERCA!!

Estou desolado!
Peço aos amigos Augusto, Loureiro e ao Martins que me digam do que foi que ele faleceu!?!?!?! O que tinha ele??
Pode até não parecer pela diferença de idade ou pelo Walter estar sempre a falar de Angola, das Acaçias...mas eu tinha muita amizade e admiração pelo nosso grande AMIGO.
Assim sendo, peço-vos em nome de tudo que ele amava e nós estamos no meio de estas coisas todas que pensemos em realizar o MEMORIAL WALTER TARIRA com todas as honras que ele merece!!!
contacto: paispinto@hotmail.com

PAIS PINTO em Angola

 
Às 8 de julho de 2009 às 15:39 , Blogger Celso Renato disse...

Expesso tambem meu pesar e me solidarizo com os enxadristas e amigos de Walter.Tmoei a liberdade de colocar um pequeno post em meu Blog aqui no Brasil: http://xadrezvencedor.blogspot.com/
Abraços.

 
Às 14 de julho de 2009 às 10:31 , Blogger Júlia disse...

Sou a única irmã do Waltter. Ao ler as simpáticas palavras que os amigos lhe dirigem, sinto-me comovida pela homenagem que afinal o é para nós familia... bem reduzidinha... só restando eu, a filha e a neta. Acredito que o meu manaites sabia da estima que os amigos lhe tinham.

 
Às 15 de julho de 2009 às 22:15 , Blogger Rini Luyks disse...

Os meus sentimentos, cara Julia, irmã do Walter.
Descobri o seu blogue, uma surpresa agradável. Reparei na fotografia no post "Meus pais" de 17 de Março 2007 junto às paredes da Penitenciària de Lisboa. O Walter tinha então na altura 9 ou 10 anos. Pena que ele falte na foto.
Durante três anos (1999-2002) dei aulas de xadrez nessa mesma Penitenciária!

 
Às 18 de julho de 2009 às 18:44 , Anonymous Paulo Gonçalves disse...

Era incrível a hospitalidade de Walter Tarira quando, no final da década de 80, íamos jogar com o Alverca, equipa com muito jovens jogadores, em competições inter-clubes.

 
Às 19 de novembro de 2009 às 12:15 , Blogger Júlia disse...

Obrigada Rini pelos sentimentos enviados por altura do falecimento do meu irmão.
Bom, que tenha ido ao meu blog, onde eu já há muito nada digo. Gostava que ficassem comentários, mas isso tem acontecido raras vezes.
Agradecida,
Maria Julia

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial