Normas

António Vítor já tem a segunda norma de MI!

Mas nem só António Vítor soma norma atrás de norma: Eu próprio (Cláudio Boino para os que não sabem) também já tenho duas normas!

Há alguns meses afastado dos tabuleiros, regressei em grande forma há pouco mais de uma semana, fazendo uma norma de SN (Sapo Nacional) ao empatar com um rapaz de 1800 do Bombarral e fazendo, logo na semana seguinte outra norma ao perder em posição ganha, numa belíssima posição de mate ajudado, com um moço de Abrantes com 1700 pontos no elo... nacional, graças a Deus!


Um Sapo Nacional!

Fossem FIDE os elinhos destes moços, e as normas não seriam de SN mas de SI! E rapidamente arranjaria o elo!

5 Comentários:

Às 19 de março de 2006 às 23:01 , Blogger Carlos Sirgado disse...

Oh Cláudio!
Isso passa rapaz!...
Também eu perco com jovens com 'elinhos' desses e não me amofino...
Coragem, um dia vais conseguir.
Agora um conselho de amigo: não chores mais porque não gosto de te rever com os olhos tão vermelhos.

 
Às 20 de março de 2006 às 17:26 , Anonymous Anónimo disse...

O Raio do Sapo!!! Não sai de cima do CB!!!!

 
Às 27 de março de 2006 às 01:49 , Blogger Rini Luyks disse...

Caro Claúdio Boino,

Acho que sei do que estás a falar. Na mesma tarde que tu cometeste a tua façanha contra o rapaz de Abrantes, eu consegui transformar um final de torre com dois peões a mais num final de peões empatado contra um jogador com menos 500 e tal pontos; ele ficou ainda mais atónito do que eu....
O meu conselho é o seguinte: PUBLICAR TUDO (com análise e linhas tortas de pensamento) como forma de auto-flagelação, um tipo de S.M. xadrezístico, acredita-me, faz bem!
Há um ano comecei a minha crónica (irregular) "Palhaço do Xadrez" no blogue "Salto de Cavalo" e uma das finalidades foi esta, uma exorcização... (veja p.ex. o meu post de 19 de Fevereiro passado). Quanto à reacções de leitores não se pode esperar muita coisa, eu entendo isso, um assunto como este ainda é um bocado tabu neste país de brandos costumes (a direcção do meu clube até decidiu criar outro blogue para a informação mais séria do clube...). Mas é um facto que desde então o meu Elo-FIDE voltou a subir e na próxima lista até espero superar a barreira dos 2200 pontos, uma "norma de mestre nacional" para um Palhaço do Xadrez cinquentão, quem diria!?
Podiamos constituir uma fraternidade de Palhaços do Xadrez, seria uma pedrada no charco da água dormente do xadrez português. Aproveito para convidar também o inexcedível, insuperável Walter.
Nos anos '70 houve um grande mestre holandês, Jan Hein Donner, que escrevia muito e bem sobre este assunto. Na sua obra máxima: "The King" encontramos uma crónica sublime, na qual ele aborda o tema: A PARTIDA PERDIDA.
Citação: "O jogador que acaba de perder uma partida encontra-se num estado de transtorno. O seu comportamento revela quase sempre sinais de um profundo mal
estar. Nestas circunstâncias o acto de vomitar em cima do tabuleiro (a tradução literal do verbo "opgeven", "to give up", "render-se" em português, onde o trocadilho infelizmente não funciona...) pode ser considerado como uma manifestação de desgosto bastante inócua, existem relatos de reacções mais violentas.
Em tempos remotos Goghem cortou-se uma orelha depois do brilhante 26. Dh6!! de Te Kolsté. No Torneio de Moscovo 1926 Oidipanski furou-se ambos os olhos depois de perder por mate ajudado contra a senhora
Jokastaja. Do próprio Alekhine ("e espero não ter problemas ao citar isso", dixit Palhaço do Xadrez!) sabe-se que ele costumava urinar em cima do tabuleiro em posições somente um pouco inferiores e jogadores como Spielmann e Nimzovich entregaram-se a um estado de devassidão que não pode ser especificado por razões de civismo elementar." (Jan Hein Donner, "The King", 1987, edição holandesa, página 218)
É preciso assinalar que a publicação da referida crónica de Donner foi recusada pela redacção do diário holandês "De Volkskrant" em Março 1976.
Como vês, caro Boino, nada de novo debaixo do sol...
Se quiseres, podes também reagir a este comentário no e-mail marinusluyks@sapo.pt, ou seja longe dos olhares públicos....

Um abraço,

Marinus

(P.S. O meu username no ICC, Chess21, Educared, etc. é "kikkermarinus"; "kikker" em holandês quer dizer "rã", pronto..)

 
Às 27 de março de 2006 às 21:22 , Blogger Rini Luyks disse...

E outro magnífico resultado de António Vítor!
Ainda não uma terceira norma, mas foi por um triz em Mondariz!
Que tal uma Olimpíada de Turim para coroar este percurso!?

 
Às 28 de março de 2006 às 01:22 , Blogger António Vítor disse...

Caí duas vezes, mas levantei-me sempre antes do árbitro começar a contagem.

Seria sempre um orgulho representar o país, no entanto os xadrezistas apurados são excelentes.

Um abraço a todos que acompanharam os meus últimos torneios, irei continuar a tentar fazer a 3ª norma.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial