XADREZ; POLÍTICA; PODER; (CRISE)

Todos os que me conhecem sabem que na verdade não sei jogar Xadrez mas dedico-lhe muito tempo porque me sinto fascinado por tudo o que o envolve e, nessa perspectiva, vou colocar aqui algumas questões, com o devido respeito por todos os leitores, para que sejam analisadas no universo mundial escaquistico e comentadas…seria muito interessante!

CAPÍTULO I

a) Quanto custa ás Nações em dólares, Euros ou outra qualquer moeda, os diversos erros cometidos pelos seus Políticos, durante os mandatos?
b) Quanto paga e como paga um Político, os erros ou erro que comete durante o seu mandato?
c) Quanto custa uma grande guerra entre Nações, para ambos os lados? E se for uma pequena guerra também entre Nações? E se for apenas uma guerra individual entre duas pessoas?
d) O que é que está na origem das grandes, pequenas ou mesmos guerras individuais, entre Povos ou pessoas?
e) Em que estado físico e psicológico ficam os protagonistas directos das grandes guerras no seu decurso? E nas pequenas guerras? E nas guerras individuais? E quando as contendas terminam?
f) A vida humana tem preço? O seu preço varia com a pessoa? Quanto?
g) Os fazedores de Guerras e que não tomam parte activa nas mesmas, quanto pagam? Como pagam? Como ficam física e psicologicamente quer no decurso das ditas quer ainda quando terminam? Não pagam nada? É-lhes indiferente? Ou pagam demasiado?
h) Como funcionam os Tribunais Nacionais e Internacionais? É mesmo aplicada a verdadeira Justiça? Qual? Essa Justiça é igual para todos? E quanto ganham os Magistrados?
Pois bem, os magistrados Portugueses ganham… mais ou menos os valores que seguem ou, talvez mais! Quem sabe!!!

Juiz desembargador / PGA: € 7.022;13 Juiz de círculo/P. Republica: € 6.314;71 Juiz de direito/Proc. Adjunto: Com mais de 18 anos: € 5.819;10 Com mais de 15 anos: € 5.571;30 Com mais de 11 anos: € 5.199;59 Com mais de 7 anos: € 4.703;98 Com mais de 3 anos: € 4.208;37 Juiz estagiário /PA: € 3.341;05
Conseguiu ler até aqui? Faça mais um esforço e continue!

Os dez ordenados mais altos em Portugal, 2005, (de acordo com os dados da revista Visão) eram:Presidente da Caixa Geral de Depósitos remuneração base: €24 939;89. Plano de Reforma complementar: €3 740;90 euros. Outros rendimentos: €930;80. Prémio de gestão: €116 875;80 Cargo ocupado por: Vítor Martins·
Vice-presidente da Caixa Geral de Depósitos. Remuneração base: €21 189;91 (em 2001, quando Oliveira Cruz era vice-presidente). Plano de Reforma complementar: €3 179; 80. Outros rendimentos: €640;90. Prémio de gestão: €99 344;40. Cargo ocupado por: João Freixa e Maldonado Gonelha Vogais da administração da Caixa Geral de Depósitos (valor de 2001. Oito elementos) Remuneração base: €17 457;93. Plano de Reforma complementar: €2 618;70 Outros rendimentos: €591;70 e €1361;70. Prémio de gestão: €51 560;63 e €96 018;60
Presidente da Autoridade da Concorrência Remuneração base: €16 344;42. Cargo ocupado por: Abel Mateus·
Presidente da CMVM. Remuneração base: €16 344;42 (em 2004)·
Presidente da ERSE. Remuneração base: €16 344,42 (em 2004)·Presidente da Anacom. Remuneração base: €16 344,42 (em 2004). Cargo ocupado por Pedro Duarte Neves
Presidente das Águas de Portugal Remuneração base: €9 478;00. Complementos: €91 027;80 anuais (em 2001, quando Mário Lino era presidente). Cargo ocupado por Pedro Serra
Director clínico do Hospital de Bragança Remuneração total: €15 469;95 (em 2004)
Vogais da Entidade Reguladora -Adc,CMVM, ERSE, Anacom. Remuneração total: €13 892;84 euros (em 2004)
CAPÍTULO II


a) Quem paga e como paga uma equipa de xadrez a quatro tabuleiros pelos erros que cometer ao longo das partidas e da época? E se não cometer erros, quanto recebe?
b) Quanto paga ou como paga um Jogador de Xadrez os maus lances que fizer durante a partida de Xadrez? E se até jogar os melhores lances, quanto recebe e como?
c) Quanto custa um grande Open, Campeonato ou Torneio de Xadrez, por equipas ou individual?
d) O que é que faz correr o Jogador de Xadrez para os Jogos de competição ou não?
e) Em que estado físico e psicológico ficam os Jogadores de Xadrez directamente envolvidos nos seus jogos, ao longo de todas as partidas, nos grandes Torneios? E nos pequenos Torneios? E quando as partidas terminam, em que estado ficam?
f) Uma boa vitória no tabuleiro tem preço? O preço varia com o Jogador? Quanto?
g) Os organizadores de Opens, Campeonatos ou Torneios de Xadrez e que não tomam parte activa nos jogos, quanto pagam? Como pagam? Como ficam física e psicologicamente quer no decurso das partidas quer ainda quando terminam? Não pagam nada? É-lhes indiferente? Ou pagam demasiado?
h) Os Árbitros Nacionais e Internacionais de Xadrez funcionam com conhecimento e justeza? Qual? As regras são aplicadas por igual a todos os Jogadores? Quanto ganham os Árbitros de Xadrez?

Você leu tudo! Mas é mesmo um poço de paciência! Parabéns e já agora, faça só mais um esforçosito na área dos números e tente contabilizar os custos do capítulo I e capítulo II e veja se há diferenças.

Já fez? O quê! Acha mesmo que ficam muito mais baratas as despesas com o II capítulo? Então desculpe mas você é mesmo um Bom Político e, se conseguir ser eleito no seu País, vai elevá-lo a uma Potência Mundial em todas as áreas; Finanças, Cultura, Educação, Saúde, Ciência e tudo o resto.
Por favor façam os vossos comentários.

9 Comentários:

Às 27 de janeiro de 2009 às 01:41 , Blogger Walter disse...

Para desfazer dúvidas iniciais, os vencimentos (salários) apresentados não são anuais! São mensais. Há que acrescentar aos ditos, o 13º e 14º meses!!!A propósito; há que adicionar também os subsídios de renda de casa, transportes, carro e outras mordomias!!!!!!!!!!!!

 
Às 27 de janeiro de 2009 às 01:48 , Anonymous Anónimo disse...

-Meu filho o queres ser quando fores grande?
- Político mamã, político.
- E tu Jorginho?
- Juiz mamã, quero ser juiz.
- Muito bem. E tu Joãozinho?
- Eu quero ser Presidente, do Presidente da CGD.
- Hem!

 
Às 27 de janeiro de 2009 às 03:02 , Anonymous Anónimo disse...

Certo Padre recebeu um jantar de despedida pelos 25 anos de trabalho ininterrupto à frente de uma paróquia. Um político da região e membro da comunidade foi convidado para entregar o presente e proferir um pequeno discurso.

O político atrasou-se e o sacerdote decidiu proferir umas palavras:

«A primeira impressão que tive da paróquia foi com a primeira confissão que ouvi. Pensei que o bispo me tinha enviado para um lugar terrível, pois a primeira pessoa que se confessou disse-me que tinha roubado um aparelho de
TV, que tinha roubado dinheiro aos pais, também tinha roubado a firma
onde trabalhava, além de ter aventuras amorosas com a esposa do chefe. Noutras ocasiões dedicava-se ao tráfico e à venda de drogas e, para concluir, confessou que tinha transmitido uma doença à própria irmã e a uns meninos que estavam internados num albergue. Fiquei assustadíssimo… mas com o passar do tempo fui conhecendo mais gente que em nada se parecia com aquele homem… inclusive vivi a realidade de uma paróquia
cheia de gente responsável, com valores, comprometida com a sua fé e desta maneira tenho vivido os 25 anos mais maravilhosos do meu sacerdócio».

De repente chega o político, e foi-lhe dada a palavra para entregar
o presente da comunidade,prestando a homenagem ao padre.

Pediu desculpas pelo atraso e começou o discurso dizendo:

«Nunca me vou esquecer do dia em que o padre chegou à nossa paróquia… Como poderia? Tive a honra de ser o primeiro a confessar-se com ele .”

 
Às 27 de janeiro de 2009 às 03:04 , Anonymous Anónimo disse...

Como é que se mede o quociente de inteligência de um político? Com o calibrador de pressão de pneus! Ah ah ah ah

Havia um político tão burro, mas tão burro, que até os outros políticos perceberam

 
Às 27 de janeiro de 2009 às 03:13 , Anonymous Anónimo disse...

Exmo. Sr. Presidente da CGD

Esta é a oitava carta jurídica de cobrança que recebo de V. Exª e sei que não estou em dia com as minhas prestações.

Acontece que estou também a dever a outras instituições e todas
esperam que lhes pague contudo, os meus rendimentos mensais só permitem que pague duas prestações no final de cada mês.As outras, ficam para o mês seguinte.

Estou ciente que não sou injusto, daquele tipo que prefere pagar a esta ou aquela instituição em detrimento das demais.

Todos os mêses, quando recebo o meu salário, escrevo o nome dos meus credores em pequenos pedaços de papel, que enrolo e coloco dentro de uma caixinha. Depois, olho para o outro lado e retiro dois papéis, que são os dois “sortudos” que irão
receber o meu rico dinheirinho. Os outros, paciência, ficam para o mês seguinte.

Confirmo a V. Exª com toda a verdade, que a sua instituição tem
constado todos os meses na minha caixinha. Se não paguei ainda, é porque Vossas Excelencias estão com pouca sorte.

Finalmente, faço-lhes uma advertência: Se V. Exª continuar
com essa mania de me enviar cartas ameaçadoras e insolentes, como
a última que recebi, serei obrigado a excluir o nome de Vossa
Senhoria dos meus sorteios mensais.

Sem mais, atentamente

Obrigado!

 
Às 27 de janeiro de 2009 às 03:38 , Anonymous Anónimo disse...

- Meu pai preciso de fazer um trabalho para a escola! Posso fazer-te uma
pergunta?

- Claro meu filho, qual é a pergunta?

- O que é política, pai?

- Bem, política envolve: Povo; Governo; Poder económico; Classe
trabalhadora; Futuro do país.

- Não entendi. Dá para me explicares?

-Bem, vou usar a nossa casa como exemplo: Sou eu quem traz dinheiro para casa, então eu sou o poder económico. A tua mãe administra, gasta o dinheiro,então ela é o governo. Como nós cuidamos das tuas necessidades, tu és o
povo.

- O teu irmãozinho é o futuro do país e a Maria, a ama dele, é a classe trabalhadora. Entendeste, meu filho?

- Mais ou menos, pai. Vou pensar.

Naquela noite, acordado pelo choro do irmãozinho, o menino, foi ver o que havia de errado. Descobriu que o irmãozinho tinha sujado a fralda e estava todo emporcalhado. Foi ao quarto dos pais e viu que a sua mãe estava num sono muito profundo.

Foi ao quarto da ama e viu, através da fechadura, o pai na cama com ela. Como os dois nem ouviram as pancadas que o menino deu na porta, ele voltou
para o quarto e dormiu.

Na manhã seguinte à hora do pequeno-almoço, ele disse ao pai:

-Pai, agora acho que entendi o que é política.

- Óptimo filho! Então explica-me por palavras tuas.

- Bom pai, acho que é assim: Enquanto o poder económico fode a classe trabalhadora, o governo dorme profundamente. O povo é totalmente ignorado e o futuro do país fica na merda!

 
Às 27 de janeiro de 2009 às 07:24 , Anonymous Anónimo disse...

Sabe qual é a diferença entre Juízes de Primeira Instância e os de Segunda? Os primeiros pensam que são Deus.... os outros já têm a certeza!!!

O Sr. Felizmino do Ó, alentejano, pensou bem e decidiu que os ferimentos que sofrera num acidente de trânsito eram sérios o suficiente para levar o dono do outro carro ao tribunal. No tribunal, o advogado do réu começou a inquirir O Sr. do Ó.
- O Senhor não disse na hora do acidente ‘Estou óptimo?
O Sr. Do Ó respondeu:
- Não, vou contar o que aconteceu. Eu tinha acabado de colocar a minha mula favorita na camioneta…
- Eu não pedi detalhes! - Interrompeu o advogado. - Responda apenas à pergunta: o Senhor não disse na cena do acidente: ‘Estou óptimo?
- Não! Porrrrra! Eu coloquei a mula na camioneta e estava a descer a rua…
O advogado interrompe novamente e disse:
- Meritíssimo, estou a tentar estabelecer os factos. Na cena do acidente este homem disse à GNR que estava bem.
Agora, várias semanas após o acidente está a tentar processar o meu cliente, e isto é uma fraude. Por favor, poderia dizer-lhe que simplesmente responda à pergunta?
Mas, nessa altura, o Juiz estava muito interessado na resposta do Sr. Felizmino e disse ao advogado:
- Eu também gostava de ouvir o que ele tem a dizer.
O Sr. Do Ó agradeceu ao Juiz e prosseguiu:
- Como eu estava a dizer, coloquei a mula na camioneta e estava a descer a rua, quando uma carrinha atravessou com o sinal vermelho e bateu na minha camioneta bem de lado. Eu fui lançado fora do carro para um lado da rua e a mula foi lançada para o outro lado. Fiquei muito ferido e não podia mexer-me. Mas podia ouvir a mula zurrando e grunhindo e, pelo barulho, percebi que o estado dela era muito mau. Em seguida o GNR chegou. Ouviu a mula a gritar e a zurrar e foi até perto dela. Depois de dar uma olhadela, pegou no revólver e atirou 3 vezes bem no meio dos olhos da desgraçada. Depois atravessou a estrada com a arma na mão, olhou para mim e disse:
- A sua mula estava muito mal e tive de a abater. E, como está o senhor?
- Pensei bem e disse: … estou óptimo, estou uma maravilha, Dass!

 
Às 27 de janeiro de 2009 às 07:30 , Blogger Walter disse...

Meu caro anónimo. Obrigado pelos seus comentários. Muito interessante a forma satírica e irónica como tratou a notícia. Confesso que me fez rir e muito!

 
Às 2 de março de 2009 às 21:33 , Blogger Rini Luyks disse...

Muito bem!
Aquele comentário de 3.38 h vou copiar! :)))

E caro Walter, sou capaz de aparecer mais vezes no vosso clube. Isso no Verão deve ser um espectáculo com aquela feira permanente lá fora. Foi por isso que propus empate ao Ricardo Santos no domingo passado, já na abertura, mas ele recusou, pois vocês estão habituados ... Haha!

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial