V Dominical da SFRA: A Desenfreada Caça ao Rei e Um Dia Mau para os Veteranos

No V Dominical Rápido da SFR Alverquense participaram Boino, Rocha, Correia, Lucas, Vieira e Norberto. Dos anteriores totalistas, registou-se a ausência de Carlos Viegas Campos, Magnífico Empurrador de Meranos, falta muito chorada por Vieira e Norberto, como adiante se dará conta. Vítor Miguel também esteve presente mas não foi ainda desta que o Grande Pastor da Caro-Kann se dignou a saltar para o ringue.

Nesta edição da prova, os reis tiveram as suas cabeças a prémio, tendo sido comidos a esmo e a ritmo vertiginoso. Lucas comeu o rei do Rocha e o Chico comeu-lhe o seu (numa posição lastimável em que, honra seja feita ao Quase Aviador e Ortodoxo Gambiteiro de Negras, o Francisco lutou com afinco, dando basta mostra do seu costumeiro arreganho e lendária pertinácia). Perdi a conta ao restante regabofe real, mas aquilo parecia a revolução francesa, meus amigos.

As coisas não correram muito bem a Manuel Rocha que se estreara auspiciosamente na passada semana arrancando um segundo lugar compensando as duas derrotas com o Lendário Capitão Boino com um massacre à restante concorrência. Desta vez, perdeu ambas as partidas com Lucas e com o Chico tendo conseguido, no entanto, um autêntico milagre: empatou as duas partidas com este vosso amigo! Já que falo de mim, devo, sem modéstia, acrescentar que, com nove pontos em dez possíveis, cedi apenas os meios pontos ao Rocha e dizimei a restante tropa sempre risonho e castigador sem nunca perder o forte pendor pedagógico que me é amiúde reconhecido. No entanto, desta vez, tive um perseguidor fulgurante: o Chico que regressou às boas exibições que registara já nas duas primeiras edições da prova. Ganhou as oito partidas aos outros rapazes tendo perdido apenas as duas que jogou com este vosso criado (bem boas, por sinal: um Gambito de Dama com um peão isolado e uma Berlinense a preceito bem rendilhada pelas negras que arrancaram um colapso estrutural e nervoso ao Dos Aviões Correia).

Lucas esteve bem ao levar de vencida Rocha com as brancas e com as negras tendo, no entanto, comprometido a sua classificação ao perder as duas partidas com o Chico (uma das quais com a canibalização do seu próprio rei). Arrancou assim o bronze. O quarto lugar ficou para o Rocha, pois então.

Falta ainda falar dos dois veteranos em prova: Vieira e Norberto. Não foi um dia fácil para eles. Vieira somou derrota atrás de derrota tendo vencido apenas uma partida, contra o Norberto, na primeira volta. Norberto somou derrota atrás de derrota tendo vencido apenas uma partida, contra o Vieira, na segunda volta. Pode o leitor constatar que foram semelhantes os seus percursos, de tal forma que, esgotados os critérios de desempate, se mantiveram os dois em igualdade pelo que se atribuiu a ambos a cauda da prova ex aqueo!

Vieira ainda tentou reverter o curso da calamidade tendo recorrido à duplicação da cadeira (pôs uma em cima da outra) que lhe permitiria não só melhorar a sua visão sobre o damasquinado como intimidar o adversário com um porte físico mais imponente. De pouco lhe valeram as tentativas: lidava Vieira com rija malta que não se compra com panos fofinhos e pedaços de vidro colorido!

Norberto nem ao seu cliente habitual venceu, Francisco Correia não lhe deu, desta feita, grandes hipóteses. Sentiu-se muito a falta de Viegas Campos, pareceu-me perceber numa conversa entre Norberto e Vieira. Até o Loureiro ajudava, terão concluído. Ou então... ter-se-á de convencer o Inefável Walter Tarira a participar. Um dia mau para os veteranos!
Por tudo isto e por muito mais que aqui se não conta, não percas, caro leitor, as peripécias do VI Dominical! Eu sei que os dias custam a passar até lá... mas aguenta!

BOINO

Etiquetas:

2 Comentários:

Às 6 de novembro de 2006 às 21:31 , Blogger O´Neves disse...

Grande Pastor da Caro-Kann??

A Caro-Kann....a minha arma secreta para combater a ressaca, nas manhãs de Domingo...num qualquer torneio de Semi-Rápidas...entre minis e fumicios !!

Aiiiii...que saudades!!

 
Às 9 de novembro de 2006 às 16:20 , Blogger Cláudio disse...

Grandíssima e mui ortodoxa lenda do místico lugar do Brejo, receptor natural de toda a radiação cósmica (em especial raios de segunda e terceira categoria), e viajante de muitos caminhos: bem vindo!

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial