Promessa final ao Walter

Na noite antes ao dia da partida do Walter, fui visita-lo na companhia do Sérgio. Já sabia que a doença era fatal e prometi-lhe que para o ano regressava ao Clube Peões de Alverca e iria subir o Clube à Primeira Divisão.

Claro que sozinho não vou conseguir nada, e apesar que tudo que seja menos de 100% no meu tabuleiro será um fracasso, não vai chegar.

Por isso venho através deste "post" pedir ajuda a todos que conheceram e tinha admiração pelo Walter Tarira que me venham ajudar a cumprir a promessa que fiz.

É uma oportunidade de fazer algo mais do que só jogar umas partidinhas de xadrez.

Ao fazer este "post" não posso de deixar de particularizar alguns elementos que pela sua força xadrezistica poderiam dar um contributo efectivo apesar de estarem mais o menos afastados da modalidade. E não posso deixar de referir alguns nomes que me vêm imediatamente à cabeça (por ordem alfabética): Claúdio Boino; Marco Santos; Tomás de Almeida; Vítor Franco.

Eu tenho na cabeça um plano claro a seguir, e para mim seria importante contar com elementos desta força para pelo menos fazerem uma partida no campeonato. Uma só partida, e sem responsabilidade de resultado.

Eu sei o que estou a fazer, e com o restante pessoal do clube, eu avalio as nossas chances de subir de muito boas, nem que seja por contarmos com uma "ajudazinha" lá de cima.

6 Comentários:

Às 17 de agosto de 2009 às 19:50 , Anonymous Anónimo disse...

Queridos Peões GX...
Acompnhei durante estes dias todos o infortunio da tragica realidade a que a vida nos pregou a nós todos.
Pude propor a um amigo a realizacao do MEMORIAL WALTER TARIRA. Nós podemos contribuir para que isso se torne realidade e, acredito, devido a ser muito recente, até a FPX e a AXL poderiam ajudar com os preparativos e torna-lo em um excelente torneio.
Não tenho muito para descrever o nosso Tarira melhor do que vós ja o fizeram mas penso que seria agradavel perpetuar-lo pelo tempo...

PAIS PINTO
Benguela - Terra das Acacias -

 
Às 19 de agosto de 2009 às 01:46 , Blogger António Vítor disse...

Caro País Pinto.

A direcção do GXPA está a tratar do assunto com calma, e ver qual a melhor forma de realizar este memorial.

Mas a sua ajuda pode ser importante, tem alguma sugestão quanto ao formato do torneio?

Saudações Xadrezisticas

 
Às 19 de agosto de 2009 às 12:01 , Anonymous Anónimo disse...

Caro Senhor António Victor!

Muito agradecido pela sua pronta resposta ao meu comentario.

Penso que deveriamos manter o espirito daquilo que constituia para o Walter o xadrez na sua essencia. Um torneio com muita gente convidada onde não faltassem os mais jovens, num sistema Suico a 11 rondas com um ritmo de 25 minutos por partida.
Para destacar a coisa, em dependencia directa do que se conseguisse juntar em termos financeiros, metade do torneio num sabado e a parte final no domingo. Trofeus, medalhas, lembrancas do GXPA, e se possivel, alguma remuneracão para os 3 primeiros classificados...a data de aniversario dele seria ideal.

Existe alguma biografia desportiva e nào só dele?

atenciosamente

PAIS PINTO

 
Às 19 de agosto de 2009 às 19:37 , Blogger Rini Luyks disse...

Essa promessa tem de ser cumprida, António!
De bom grado eu dava o meu contributo, mas acho que a minha performance não vai ajudar muito...
Neste ano consegui ao 1º tabuleiro do GX Alekine ainda uma série de "empates foleiros" (expressão do Boino, concordo), partidas entre 15 e 20 jogadas (7 contra Paulo Costa em Alpiarça, a culpa foi da megadose de pato com arroz, regado com um tinto sangue puro, o Walter compreendia isso), mas tenho quase a certeza que o resultado seria o mesmo em qualquer dos outros tabuleiros.

E o Nelson? Ele não estará disponível? Em Gaia no buffet do hotel ele ainda me disse que a minha cara imediatamente lhe fez lembrar o Walter. Vice versa idem dito...

Ruben Pereira!? Amadora desceu e não para a 2ª divisão, parece-me, mas se calhar ele deve levantar para outros voos...

Votos de êxito!

Abraço,

Marinus

 
Às 19 de agosto de 2009 às 22:52 , Blogger António Vítor disse...

Vamos tentar tudo Marinus.

Quanto a ti, claro que a tua presença seria um contributo muito importante. E o Nelson ou Rubem também o seriam.

Mas voces estão bem nos vossos clubes, introduzidos numa boa dinâmica.

De qualquer forma se nos quiseres dar uma mãozinha a comprir a promessa serias muito bem vindo.

Abração

 
Às 28 de agosto de 2009 às 01:13 , Anonymous Vítor Franco disse...

Viva António Vítor!
Relativamente ao que escreveste a 14 de Agosto,quero dizer-te que, estarei disponível para apoiar no tabuleiro a tua sugestão, dentro das minhas possibilidades dado que neste momento, por motivos profissionais, encontro-me fora do país.Este afastamento do Walter é algo que me dá um grande pesar sendo uma ferida que muito tempo levará a sarar.O Walter era um AMIGO!Cumprimentos

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial