Bestas Negras e Bolas de Berlim: O VIII Dominical!

Fraquinho na clientela, o VIII Dominical da SFRA lá se realizou com tantos jogadores como dedos tem uma mão canhestra: 5! Igualado assim o record de menor participação, sintam-se os faltosos severamente admoestados! Sendo certo que 19 de Novembro foi dia de torneio na Benedita (a Linares portuguesa, com a sua academia e úbere actividade escaquística), não menos certo é serem os dominicais da SFRA provas de grande interesse técnico e elevadíssima relevância existencial: laboratório da alma humana, pois então.

Lembram-se que, em tempos, se comemorou por cá (por Lisboa, melhor dizendo) o dia mundial do xadrez nesta data? A CM Lisboa organizava os seus festivais, trazia Kasparov, Karpov, Spassky, Anand e Pacheco Pereira? E Dvoretsky! Que dava aulas! Com Santana Lopes foi-se o dia mundial do xadrez. Mas ficaram os alicerces de um novo Parque Mayer! Honra seja feita ao "Menino Guerreiro"!

Participaram os totalistas Boino e Norberto, os indissociáveis Chico e Lucas, e Campos, o Gladiador Marinho do Porto de Merano!

Boino, a uma sessão do fim, somava tantos pontos quantas as partidas jogadas mas... enfrentou o Chico! E, pasmem os leitores, equivocou-se numa Berlinense tendo que admitir que perdera com um adversário muito mais versado em bolas de berlim do que em Espanholas Berlinenses... Como o próprio Francisco admitiu mais tarde, comprou um livro sobre a Berlinense julgando tratar-se de um manual de culinária! A custo evitando o afogado, Correia conseguiu arrancar o ponto a este vosso amigo. Parabéns, pois então! É proeza não pequena! Apesar do incidente com as bolas de berlim, o Lendário Capitão somou mais uma vitória nos dominicais tendo ficado a 1 ponto do segundo classificado, o Hélder Jorge Oliveira da Silva Lucas: a Besta Negra de Francisco Correia!

Uma vez mais, o Lucas impôs ao Francisco uma dupla derrota! Na primeira partida, Lucas safou-se de boa, ganhando em improvável posição. Na segunda volta, Francisco, já de espinha partida, deu Dama e partida! Manteve-se a tradição: sempre que um destes dois ganha a primeira partida, ganha a segunda! Tremendos confrontos, meus amigos, em que a alma e o sangue se jogam no damasquinado: ali não se perde nem se ganha. No fim, um existe e o outro não.

Norberto e Campos fizeram prova muito regular. Fizeram um ponto cada um. O Campos contra o Norberto. O Norberto contra o Campos. O fosso cavado entre eles e os outros afunda-se... ou não? Longe vão os tempos em que o Norberto limpava as duas partidas ao Francisco... Voltarão? Não perca, pois então, o IX Dominical. Que é já no próximo domingo, às 11,00h. Depois da missa.

BOINO

Etiquetas:

2 Comentários:

Às 22 de novembro de 2006 às 10:50 , Anonymous Anónimo disse...

Das iniciativas que a fpx tenha realizado ou não no Barreiro para comemorar o dia do xadrez não houve divulgação nem registo até agora...

De qualquer forma, a efeméride não passou sem registo em Lisboa, dado que o GX Alekhine organizou um aberto de rápidas (com cerca de 2 dúzias de participantes)em que um dos nossos associados pagou do seu bolso as medalhinhas para os 3 primeiros!

O grandioso evento (nos tempos que correm) foi precedido de uma pequena palestra a cargo de Mário Silva Araújo.

Deste modo, o dia 19-11 foi comemorado no país, pelo menos, em 3 locais diferentes: Benedita, Alverca e Lisboa, sempre a cargo dos carolas, claro está...

Seria bastante interessante participar de quando em vez no vosso torneio mas caramba, Domingos às 11h...grande pedra!

Bem, mas admito que se fosse noutro dia da semana ou hora tb não teria mta disponibilidade...contingências!

Votos de boas partidas sempre com boa disposição...depois da missa, amen!

 
Às 22 de novembro de 2006 às 10:52 , Anonymous Anónimo disse...

O anonymous de cima era eu

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial